sábado, 10 de setembro de 2011

Rascunho do Rascunho da aula do dia 09/09/2011 d.C - Teologia Pastoral - A natureza do cuidado do rebanho

RASCUNHO DA AULA DE TEOLOGIA PASTORAL DO DIA 09/09/2011 d.C
Parte II - Cap. 1 – A natureza do cuidado do rebanho

ATENÇÃO: Este rascunho não substitui o verdadeiro conteúdo e impacto desta obra que deve ser lida constantemente por todos aqueles que estão servindo a DEUS como ministros e oficiais da SANTA IGREJA DE CRISTO, APOSTÓLICA E ESCRITURÍSTICA para a GLÓRIA DE DEUS. Recomendo a aquisição livro Manual pastoral do discipulado (O Pastor Reformado) de Richard Baxter e pelo menos uma leitura e reflexão anual deste livro para o desenvolvimento de uma verdadeira liderança bíblica nas ações pastorais.

Baseado no livro:
BAXTER, Richard. Manual pastoral do discipulado. (The Reformed Pastor). São Paulo: Cultura Cristã, 2008.

Primeira Parte: Atendendo por nós mesmos
I. A natureza do cuidado
II. Os motivos do cuidado

Segunda Parte: O cuidado com o rebanho
I. A natureza do cuidado
II. O modo do cuidado
III. Motivos para o cuidado do rebanho

Terceira Parte: Aplicação
I. O uso da humilhação
II. O dever da instrução pessoal e particular do rebanho
A. Motivos para o cumprimento desse dever
1. Motivos advindos dos benefícios desse trabalho
2. Motivos advindos das dificuldades do trabalho
3. Motivos advindos das necessidades do trabalho
4. Aplicação dos motivos

B. Objeções contra o dever do ministério pessoal individualizado

C. Orientações para o desenvolvimento do ministério pessoal

1. O convencimento do povo
2. A aplicação da instrução e orientação personalizada

SEGUNDA PARTE: O CUIDADO COM O REBANHO – CAP. I - A NATUREZA DO CUIDADO

1. Pressuposições do cuidado pastoral
2. O que significa todo o rebanho
3. O cuidado de grupos especiais
4. Os cuidados familiares
5. O cuidado dos enfermos e moribundos


1. Pressuposições do cuidado pastoral

1.1. Aqui, está implícito que todo rebanho deve ter seu próprio pastor e todo pastor o próprio rebanho.

1.2. Quando somos ordenados para cuidar de um rebanho, fica claramente implícito que, em geral, o rebanho não deve ser maior do que seja possível administrar ou cuidar.

2. O que significa TODO O REBANHO

- A partir daqui, Baxter expõe o que significa TODO O REBANHO. Esta seção é muito importante para compreendermos a metodologia do discipulado – ele tem duas faces: a igreja toda e cada membro da igreja – o todo e a individualidade. O ministério pastoral não pode prescindir nem de um nem de outro.

- Na perspectiva do todo da Igreja e da própria humanidade criada à imagem de DEUS. Baxter apresenta uma preocupação particular com três classes de pessoas: os não-convertidos, os que têm dúvidas sinceras e se debatem com questões de consciência, e os verdadeiramente convertidos.

3. O cuidado de grupos especiais

3.1. Os não convertidos

3.2. Os que têm dúvidas sinceras

3.3. Os que são convertidos

- É função pastoral edificar aqueles que já são realmente convertidos. Uma das qualificações do presbítero é que seja apto para ensinar, apegado à PALAVRA FIEL. Em Tito 1.9, o apóstolo Paulo apresenta dois aspectos pelos quais o presbítero deve ser apto: ele deve ser capaz de aperfeiçoar o conhecimento (sã doutrina: teologia bíblica e prática cristã) dos crentes e, por outro lado, refutar o erro dos inimigos da verdade.

3.3.1. Há muitas pessoas no rebanho que, a despeito do tempo decorrido de participação da igreja, ainda são jovens e fracas, com pouca proficiência ou força na fé.

3.3.2. Outra classe de convertidos que necessita de especial ajuda é a daqueles que vivem na corrupção, trazendo problemas para os outros e fardos sobre si mesmos.

3.3.3. Outra classe que requer ajuda especial é a de cristãos que caem em pecados escandalosos ou cujo zelo e diligência são abatidos, de maneira que perdem o primeiro amor.

3.3.4. A última classe de pessoas que requer nossa atenção, segundo nosso propósito, aqui, é a todos fortes.


4. Os cuidados familiares

- Uma das principais marcas do ministério de Baxter era o cuidado para com as famílias. Ele via cada membro da igreja como um na família e via em cada família a possibilidade da instrução coletiva, de modo que a transformação espiritual promovida pela PALAVRA DE DEUS seria abrangente a todos e extensiva á sociedade. A partir desse ponto, portanto, ele dedicará atenção especial ao cuidado que os pastores devem ter para com as famílias.

- Baxter destaca, nos requisitos essenciais dos presbíteros, a ênfase que o apóstolo Paulo dá aos aspectos que envolvem a família: marido de uma só mulher, que crie os filhos sob disciplina, e que não sejam acusados de dissolução e não vivam desordenadamente, e que governe bem a sua própria casa (1 Tm. 3.2,4,5; Tt. 1.6). A tese do apóstolo é que se alguém não tem autoridade no lugar mais propício e íntimo do exercício dessa autoridade, como poderá tê-la diante dos outros? Se os filhos desrespeitam o pai publicamente (e particularmente), como ele poderá exigir respeito da Igreja? Se a esposa não trata com submissão e respeito, como poderá requerer isto da Igreja? A autoridade não deve ser imposta com o ofício, mas conquistada por meio da demonstração de uma vida de santidade e serviço, tornando-nos modelo do rebanho (1 Pe. 5.3).

4.1. Informação
4.2. Visitação

- Baxter cria que a visitação tem um objetivo discipulador. Não é apenas para confraternização, mas para a averiguação e o ensino pastorais.

4.3. Oração
4.4. Leitura
4.5. Guarda do domingo
4.6. Exortação

5. O cuidado dos enfermos e moribundos

- Ao saber de pessoas com enfermidades graves ou em estado de morte, Baxter observava a prontidão, a assertividade e a oportunidade.

5.1. Prontidão
5.2. Assertividade
5.3. Oportunidade

6. Disciplina eclesiástica

- Os pastores devem cuidar, atenciosamente, par que o governo e a disciplina na igreja sejam bem aplicados. Esta é uma seção à qual Baxter dedica boa parte de sua argumentação. É perceptível a sua preocupação com o estado de depravação moral na igreja e fora dela.

6.1. Repreensão pública
6.2. Exortação
6.3. Intercessão
6.4. Restauração
6.5. Exclusão


ESTUDEM , OREM, EXAMINEM-SE e PRATIQUEM, pois mediante essas quatro coisas, os senhores terão aumentadas a capacidade e a habilidade para ministrar.

CUIDEM DE SI MESMO PARA QUE NÃO SEJAM FRACOS NEM NEGLIGENTES, ENVERGONHANDO A OBRA DE DEUS.

Prof. Luis Cavalcante
E-mail: professorluiscavalcante@bol.com.br
http://teologia-pastoral.blogspot.com

Academia Bíblica (futuro Seminário Bíblico da Trindade – Presidente: Prof. Dr. Paulo Romeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário